top of page

Todo dia é Dia de Índio!


Iniciaremos uma série de atividades musicais inspiradas em brincadeiras cotidianas dos povos indígenas. A primeira que compartilho é desenvolvida a partir do jogo Toloi Kunhügü, da tribo Kalapalo, conhecida como O " Gavião" e os "Passarinhos". Originalmente a brincadeira é feita na beira do rio onde é desenhada, na areia, uma grande árvore cheia de galhos. Um índio mais velho que será o "Gavião" terá que capturar outras crianças que serão "passarinhos". Inicialmente as crianças sentam nos galhos e cantam enquanto o "gavião" vem lentamente subindo pelo tronco até chegar ao topo da árvore e iniciar uma caça aos "passarinhos", como num pega- pega.

Em nossa adaptação o jogo de pega-pega se transforma numa dança das cadeiras, ou seja , numa dança de galhos. Num primeiro momento todas crianças recebem "pius", apitos ou flautas e são convidadas a se tornarem passarinhos. Cada uma toma um lugar, num galho, e explora as sonoridades do seu "piu" - cada uma toca, seguidamente, e denomina o seu pássaro A árvore pode ser feita com fita gomada como na imagem abaixo. Os galhos devem sempre ser com dois números a menos de crianças envolvidas. Ex: Se você tem 15 crianças marque apenas 13 galhos. Uma criança será o gavião e 14 passarinhos, uma ficará fora do galho.

O "gavião" terá um apito cujo som se destaque, e, o "passarinho" que sobra fica fora da árvore. Enquanto o "gavião" sobe o tronco toca o seu apito e todos os "passarinhos" tocam suavemente os seus pius - simultaneamente. Quando o "gavião" atinge o fim do troco uma música inicia todos os "passarinhos" deixam seus galhos e circulam ao redor da árvore enquanto o "gavião" os persegue. Ao parar a música os " passarinhos" retornam aos galhos e voltam a tocar seus apitos enquanto o "gavião" captura o "passarinho" que ficou sem galho - a criança fica presa na toca do "gavião". Um galho é arrancado, sobrando então um "passarinho" fora da árvore novamente e todo o ciclo recomeça até restar apenas um passarinho. Obs: Utilize no repertório músicas Indígenas e peça para as crianças marcarem o pulso com os pés e os apitos.


 
 
 

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
logo4.png

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Por agendamento.

ENDEREÇO

Rua Joaquim Alexandre Ferreira, 10,

Bairro Boa Vista, 63. 570 - 000,

Antonina do Norte - CE.

 

somnacaixavivenciasmusicais@gmail.com

Tel: 085 98911 0285 - WhatsApp

  • Instagram
  • Facebook - círculo cinza
  • YouTube
balao.png

Faça parte do 

comunidade no Telegram

e receba

recursos gratuitos!

CLIQUE AQUI

© 2015 por Som Na Caixa.

Criado com Wix.com

karine2.png
bottom of page