top of page

O emprego da musicalização na rotina de cuidados, socialização e brincadeiras em berçários.


A música faz parte da vida diária da criança desde a fase intrauterina, rodeando e envolvendo a rotina infantil tal qual um abraço de mãe. Ao longo do dia os sons emitidos por aparelhos de T.V, rádio, telefones celulares, notebooks e diversas outras mídias dão sonoridade as ações habituais como telefonar, assistir um jornal ou digitar um trabalho. Os sons, também, seguem a trilha cotidiana acompanhando-nos em nossas idas ao supermercado, ao shopping, a lanchonete, dando o tom a qualquer ambiente em que haja pessoas. É nesse “recinto” multi - sonoro que estão inseridas as crianças pequenas, respondendo positivamente e instintivamente a todos os estímulos auditivos a que são expostas. Elas gostam de dançar ao som do toque do celular da mamãe; fazem sons com objetos e brinquedos; riem e saltam com músicas que conhecem bem; sempre interagindo com toda musicalidade ao seu redor.

A escola pode partilhar desse processo de musicalização de crianças menores incorporando aos seus berçários atividades e experiências musicais em seus programas diários, inserindo a música na rotina de cuidados, brincadeiras e socialização. Ao introduzir a música na rotina com os bebês, a escola atribui ludicidade as atividades repetitivas e corriqueiras, bem como auxilia no processo de construção de repertório e formação musical das crianças menores.

Cabe ressaltar que a música tem um papel vital na formação global da criança, agregando valores psíquicos e emocionais ao seu caráter:


A música se destaca como sendo o setor da educação que estimula, de maneira especial, o impulso vital e as mais importantes atividades psíquicas humanas: a inteligência, a vontade, a imaginação criadora e, principalmente, a sensibilidade e o amor. Nisto está sua peculiaridade, pois reúne, harmoniosamente, conhecimentos, sensibilidade e ação (JANNIBELLI, 1971, p.22).


A música tem um papel fundamental na educação de crianças menores, pois é através dos sentidos que os bebês encontram total interação com o mundo. Enquanto escutam, tocam e se movem, os bebês encontram um canal de comunicação com os que lhes cercam. O bebê encontra na música uma possibilidade de estabelecer uma linguagem, já que a multisensorialidade da mesma permiti o estabelecimento de uma comunicação direta e fluída com a criança menor.


Experiências musicais: Música como parte da rotina de cuidados, brincadeiras e socialização.​


A música pode tornar-se parte das tarefas associadas aos cuidados com crianças pequenas de várias maneiras: Ao ser entoada uma canção de ninar para um bebê dormir, na audição de um repertório variado que acompanhe momentos de atividades ou lazer, escuta de sonoridades que ajudem a acalmar uma criança angustiada ou o uso de músicas ritualizadas em momentos específicos tais como saudação e despedida. Diversas atividades musicais podem ser facilmente incorporadas a rotina de cuidados. Procedimentos como troca de fraldas, lavar as mãos e preparar-se para lanches e refeições podem todos ser melhorados com a adição da música.

A interação lúdica e dinâmica possibilitada através do canto, por exemplo, é muito importante no desenvolvimento do relacionamento entre cuidador e criança, bem como entre várias crianças simultaneamente. Ao trocar e vestir bebês cantando o cuidador abre um canal de conversação que envolve facilmente várias crianças. Esse fato é atribuído ao conceito de “Musicalidade Comunicativa” do bebê: “habilidade inata e universal que se ativa ao nascimento, vital para a comunicação entre as pessoas, que se caracteriza pela capacidade de se combinar o ritmo com o gesto, seja ele motor ou sonoro” (MALLOCH, 1999/2000; MALLOCH e TREVARTHEN, 2009).

O contato com a música gera momentos agradáveis que podem ajudar a reduzir a angústia, ansiedade ou impaciência, centrando a atenção da criança longe do seu desconforto ou stress, proporcionando a mesma momentos produtivos e criativos. Brincadeiras usando instrumentos e objetos do uso cotidiano- como utensílios de cozinha - levam a criança menor a explorar novas sonoridades. Os bebês podem explorar e manipular os objetos de diversas maneiras potencializando a descoberta de diferentes sons em diferentes execuções, descobrindo combinações entre som e execução. Brito afirma que “as crianças devem ser estimuladas a pesquisar materiais e objetos que produzam sons interessantes, pois, antes de construírem instrumentos musicais, elas os descobrem em materiais que se transformam a um simples toque”(BRITO, 2003, p. 72).

A musicalização também disponibiliza experiências sociáveis mediante jogos musicais, brinquedos cantados e cantigas de roda. Ao cantar, dançar e brincar, em roda, as crianças fomentam valores tais como: tolerância, cooperação, respeito e harmonia, bem como fortalecem laços afetivos e emocionais. Ao fazerem música coletivamente, as crianças, aprendem que são parte de um grupo, sendo cada membro indispensável ao conjunto, fazendo-se necessário o compartilhamento de objetos, a atenção ao outro e diversas ações que exercitam a socialização.

Torna-se a musicalização uma linha que entrelaça e percorre a rotina do bebê melhorando a qualidade do seu cotidiano no berçário.

O uso da música no programa diário do berçário trás um impacto positivo na vida dos bebês promovendo o desenvolvimento de habilidades em áreas diversas, envolvendo e oferecendo muitas oportunidades de interações agradáveis e criando um ambiente harmonioso e feliz fazendo do seu dia-a-dia na escola uma alegre e envolvente brincadeira de roda.


__________________________________________________________

Referências


BRITO, Teca Alencar. Música na educação infantil. São Paulo, Peirópolis, 2003.


JANNIBELLI, Emilia d´anniballe. A Musicalização na Escola. Lidador, 1971.


MALLOCH, S. Mothers and Infants and communicative musicality. Musicae Scientiae, Special Issue, p. 29-57, 1999/2000.


TREVARTHEN, Colwyn. Learning about ourselves from children: why a growing human brain needs interesting companions. Disponível em: www.perception-inaction.ed.ac.uk/PDFs/Colwyn2004.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page