Acolhida Sonora!
- Som na Caixa - Vivências Musicais
- 27 de jan. de 2016
- 1 min de leitura

Volta às Aulas!!! Escola, professora, colegas, muitas mudanças e novas experiências. E agora? Crianças vivenciam a adaptação escolar e precisam de atividades que promovam o bem estar nesse contexto. A acolhida pode impulsionar uma criação coletiva com utilização dos nomes e sonoridades corporais.
As crianças deverão formar um círculo com o professor no centro. O professor apontará uma criança e esta dirá o nome, seguido de algum som corporal. Os participantes deverão ficar atentos, pois repetirão o som emitido pelo colega. O professor apontará outra criança que fará o mesmo, agora com um novo som. Os colegas farão a sequência de sons: 1ª- 2ª e assim por diante. Incentive o uso da voz, de sons não tradicionais (corpo pode soar de várias formas) e do movimento no momento da emissão. Se o criador fizer um movimento, pode ser repetido pelos demais participantes.
Se o grupo for de crianças pequenas, o próprio professor pode falar os nomes e sugerir os sons, mantendo pequenas sequências com sons que se repitam. Ex: nome – palma- nome – pé - nome - barriga – nome – palma – nome – pé...
Sugiro a manutenção de um pulso e movimento corporal.
Com os maiores, é desnecessária a marcação rítmica, deixo-os livres, conduza-os a apreciação da composição que nasce a cada som acrescentado.
Comments